A colonoscopia é um procedimento que permite ao médico olhar dentro do cólon e descobrir algumas doenças, como câncer, bem precocemente. É um exame muito bem tolerado e pode salvar vidas.
Este texto tem a intenção de esclarecer as principais dúvidas sobre a colonoscopia.
O que é o cólon?
O cólon é a última parte de do intestino, também conhecida como intestino grosso.
O cólon é formado pelas das seguintes partes:
- Cólon ascendente
- Cólon transverso
- Cólon descendente
- Cólon sigmóide
- Reto e ânus
A comida ingerida vai através do esôfago até o estômago, onde é parcialmente digerido. Em seguida vai para o intestino delgado, onde a digestão é completada e nutrientes são absorvidos. Fibras e comida digerida alcançam o cólon. É lá que as fezes são formadas, e então armazenadas na última porção do cólon, o sigmóide e reto, antes de serem excretadas.
Porque a colonoscopia é importante?
Uma colonoscopia permite que o médico detecte o câncer de cólon precocemente e permita sua cura.
Outras doenças do cólon incluem doenças inflamatórias, infecções ou divertículos. Podem levar à diarréia e possível sangramento. Algumas dessas doenças podem levar ao câncer de cólon e costumam ser mais facilmente tratadas quando diagnosticadas no início.
Quem deve fazer?
Deve procurar um médico para avaliar a necessidade de colonoscopia quem:
- Tem sangramento nas fezes
- Tem parentes próximos que têm ou tiveram câncer de cólon
- Já teve pólipos no cólon, estômago ou duodeno
- É ou foi portador de doenças inflamatórias do cólon
Outros casos podem ser esclarecidos com seu médico sobre a necessidade ou não do exame.
Como é o preparo para o exame?
Para uma boa colonoscopia o cólon deve estar muito bem preparado e limpo. Por esse motivo será dado um laxativo muito forte. Isso vai causar diarréia significante e limpar o cólon de resíduos de fezes.
Antes do procedimento será solicitado também que seja feita uma dieta líquida de 1 ou 2 dias para diminuir a chance de formação de fezes sólidas. O preparo intestinal será dado ao paciente em impresso específico.
Devo tomar as medicações habituais?
A maioria das medicações podem ser tomadas normalmente. Informe seu médico sobre a necessidade de suspensão de medicamentos contendo AAS (ácido acetil-salicílico), medicações para reumatismo, anticoagulantes, medicações para reumatismo. Não se esqueça de avisar sobre alergias ou reações que já teve a medicamentos
Como é o procedimento?
A colonoscopia é um procedimento ambulatorial. Isso significa que você pode ir para casa após o exame e a internação ocorre em casos de exceção.
Antes do procedimento serão aplicadas medicações intravenosas para relaxamento e sedação. O procedimento consiste na introdução de uma minúscula câmera ligada por fibras ópticas flexíveis a uma fonte de luz e uma processadora de imagens, que permitem que a imagem do interior do cólon seja projetada numa tela de vídeo.
A colonoscopia não costuma ser acompanhada de dor, mas à medida que o aparelho vai sendo introduzido, você poderá sentir algum desconforto em certas curvas do cólon. Pode ser necessário que se use mais sedação.
Se o médico encontra uma área diferente ou suspeita, ele pode retirar tudo ou parte disso e enviar para o laboratório. Um médico patologista examina o tecido retirado sob microscópio e determina se existe ou não evidência de câncer ou outras doenças. A biópsia é rotina em grande parte dos exames. Quando todo o cólon é examinado o médico retira o aparelho.
Existem riscos?
A colonoscopia é um procedimento muito seguro. Entretanto, alguns riscos devem ser conhecidos.
Lesões no interior do cólon, ou mesmo fazer nele uma perfuração, são possibilidade raras. Se isso ocorre, uma cirurgia pode ser necessária para reparar a lesão.
Ocasionalmente o cólon pode não estar limpo como desejado. Nesse caso a colonoscopia pode ser adiada. Se um fragmento da mucosa do cólon for retirado, um pequeno sangramento por via anal pode ocorrer, normalmente não excessivo e cessa em pouco tempo.
O que acontece após o procedimento?
Você deve estar apto a ir para casa, apesar de ainda sonolento. Você vai precisar de alguém para dirigir de volta para casa. Pode ocorrer algum desconforto, como náuseas ou cólicas, secundárias ao ar introduzido no seu cólon durante o exame. Isso deve desaparecer rapidamente.
O seu médico pode solicitar que você descanse e relaxe até que os efeitos da sedação tenham terminado. Certifique-se de procurar seu médico se sentir dor abdominal importante, febre ou distensão abdominal, quando a barriga aumenta de volume muito rapidamente.
Se foi realizada alguma biópsia do cólon, será solicitado que você retorne para buscar o resultado definitivo em alguns dias. Alguns pacientes podem precisar de repetição da colonoscopia regularmente para que se possa certificar que qualquer outra anormalidade tenha se desenvolvido.
Em resumo
A colonoscopia é um procedimento comum que permite que os médicos olhem no interior do cólon e façam biópsias quando necessário.
A colonoscopia é um procedimento seguro, e que pode detectar o câncer de cólon muito precocemente. A detecção precoce pode levar a um tratamento precoce e possível cura. Alguns riscos e complicações existem, mas são muito raros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.