segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA


ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA


É a forma de olhar ("scopia") por dentro ("endo"), permitindo o exame do esôfago, estômago e duodeno, usando um fino tubo flexível que possui lentes e luz própria.

INDICAÇÕES
  • avaliar sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos ou dificuldade para deglutir
  • encontrar a causa de sangramento digestivo
  • detectar inflamações, úlceras ou tumores
  • pode detectar um câncer em fase inicial e também fazer a distinção entre uma condição benigna de uma maligna
  • dilatação de áreas estreitadas, remoção de pólipos, de objetos deglutidos ou tratamento do sangramento digestivo alto.

PREPARO

Para um exame seguro e bem feito, o estômago deve estar completamente vazio. Não coma e não beba nada (inclusive água) por pelo menos oito horas antes do exame. É importante informar ao seu médico sobre medicamentos em uso, alergias a medicamentos, doenças pulmonares e/ou cardíacas.

Sua boca e garganta serão anestesiadas com um spray e uma medicação será aplicada por via intravenosa para que você relaxe durante o exame. Então o endoscópio será passado através da sua boca e a seguir, do esôfago, estômago e duodeno. A maioria dos pacientes adormece durante o procedimento.

COMPLICAÇÕES

Pode haver sangramento de pequeno volume que pára por si mesmo no local da biópsia. Raramente será necessária internação. Outros riscos incluem reação aos sedativos usados e complicações cardíacas ou pulmonares. Pode haver irritação no local onde foi aplicada a medicação intravenosa, mas esta logo estará resolvida com a aplicação de compressas mornas.
A endoscopia digestiva alta e a realização de procedimentos por via endoscópica são seguras quando realizadas por médico treinado e experiente. O Instituto Pró-Gastro disponibiliza na Beneficência Portuguesa de Campinas e no Instituto Cardiológico de Campinas equipamentos e materiais adequados para a realização dos procedimentos, e uma grande equipe de médicos especialistas devidamente titulados pelas sociedades competentes e Associação Médica Brasileira, que têm vivência clínica e cirúrgica diária, o que permite uma visão global das doenças.

APÓS O EXAME

Você provavelmente será sedado e, após e exame, deverá ter a companhia de alguém para voltar para casa.
Até que os efeitos da medicação estejam menos intensos após o exame, você ficará em local para repouso. Você poderá se sentir empachado ou com cólicas por causa do ar introduzido em seu aparelho digestivo durante o exame. A sua dieta será liberada, a não ser que lhe sejam dadas outras orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.