quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cirurgia Bariátrica - Preparo Nutricional Pré-Operatório

A obesidade é uma doença que vêm crescendo em dimensões alarmantes, sendo hoje considerada um dos principais problemas da sociedade moderna.

A morbidade associada à obesidade grave (hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes entre outras) gerou o termo obesidade mórbida.

O tratamento da obesidade por meio da cirurgia bariátrica (do grego baros, “peso”, e iatren, “tratar”) contribui com a perda de peso e a formação de novos hábitos alimentares.

Independente da técnica cirúrgica utilizada é necessário que ocorra mudanças efetivas na forma de como se alimentar assim como na quantidade de alimentos ingeridos, portanto há necessidade de reaprender a escolher adequadamente alimentos nutritivos e ingerir quantidades pequenas, compatíveis com o estômago reduzido.

O acompanhamento nutricional tem por objetivo orientar a seleção de refeições nutritivas compatível com a perda de peso e para tanto é necessário que essas mudanças já se iniciem na fase que antecede a cirurgia.

Na fase pré-operatória, o paciente será acompanhado por um nutricionista e é quando será observado o perfil do comportamento alimentar para a elaboração de um plano nutricional individualizado; o paciente será submetido à avaliação do estado nutricional para determinação do diagnóstico nutricional baseado em parâmetros antropométricos (peso, altura, cintura, quadril), exames laboratoriais e ainda serão esclarecidas ao paciente as questões nutricionais implicadas na cirurgia e as mudanças que ocorrerão em sua vida como um todo.

De maneira geral, a principal mudança na alimentação é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido a redução do estômago e adaptação às consistências dos alimentos. Porém, outros cuidados como forma de ingestão dos líquidos e a mastigação são fundamentais assim como a necessidade do uso de suplementos vitamínicos e minerais, uma vez que normalmente não é possível, pela limitação do volume alimentar ingerido, suprir as necessidades desses nutrientes.

Texto Elaborado por - Joelma Sílvia Giorgetti Montagner

Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.