quinta-feira, 30 de julho de 2009

Perguntas e respostas - Obesidade e IMC

O QUE É OBESIDADE ?
A obesidade é hoje reconhecida como um problema de saúde importante, afetando uma crescente porcentagem da população adulta. O número e a variedade de dietas, os clubes de ginásticas, os centros de tratamento de obesidade com terapias alternativas, e o uso de drogas que diminuem o apetite, testemunham a grande dificuldade que existe em perder peso. Muitas destas técnicas podem ter sucesso na perda de peso. Todavia, em pacientes com obesidade mórbida ou com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40, a manutenção do sucesso destas terapias é muito baixa a longo prazo.

O QUE É IMC?

O IMC - Índice de Massa Corpórea, permite a classificação dos diferentes tipos de obesidade, sendoobtido pela divisão do peso em kg, pela altura ao quadrado do paciente.

IMC = Peso /Altura X Altura

O QUE É OBESIDADE MÓRBIDA?

Você é obeso mórbido se tem IMC>40 kg/m2. O excesso de peso tem efeitos negativos sobre o
organismo, e costuma ser melhor tolerado quando o paciente é mais jovem.
A obesidade mórbida causa ou acelera o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, arteriosclerose, artrose, infarto do miocárdio, doenças pulmonares, hérnias de diferentes tipos, formação de varizes nas pernas, doenças dermatológicas e infertilidade na mulher.
A obesidade mórbida também aumenta as complicações na gravidez, em cirurgias, e parece
favorecer certos tipos de câncer na mulher (mama e endométrio). Já foi verificado que pacientes com obesidade mórbida têm um risco de óbito várias vezes maior que outros pacientes da mesma faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.